Mitologia Grega
.Hefesto - É o deus do fogo, da metalurgia e tudo relacionado ao trabalho com metais. Trabalhava admiravelmente os metais e construiu inúmeros palácios de bronze, além da esplêndida armadura de Aquiles, as flechas de Apolo, a couraça de Héracles, e o cetro e a égide de Zeus. Segundo uma tradição, nasceu manco e feio e, por isso, foi atirado do alto do Monte Olimpo aos mares por Hera, sua mãe, que, na qual gerou-o sozinha. Foi recolhido por Tétis e Eurímone, com as quais viveu por nove anos. Já crescido, ele se vingou dela, enviando-lhe de presente um trono de ouro. Quando Hera se sentou, correntes a prenderam habilmente e ninguém conseguia quebrá-las. Hefesto só Soltou a mãe, muito tempo depois, tendo exigido a volta ao Olimpo e a mão de Afrodite. Outras histórias dizem que, ao defender de Zeus sua mãe, este atirou-o do Céu e, precipitando durante um dia inteiro, caiu na Ilha de Lemos. Suas forjas, com vinte foles, foram depois do Olimpo colocados no Etna, onde tinha os Cíclopes como companheiros de trabalho. O Etna era a sua principal oficina, tendo outras em outros vulcões.
Era Hefesto quem construía as armaduras, cedros e espadas de Zeus; o ferreiro do Olimpo. Também era o responsável pela produção dos raios. Apesar de feio e manco, tinha aparência robusta e se casou com a mais bela das deusas, Afrodite, por ela ter recusado o amor de Zeus. Em Roma era Vulcano ou Mulcíbero.
Na Ilíada, sua esposa era uma das três graças, chamada Aglaia por Hesíodo. Somente na Odisséia é que ele aparece como esposo de Afrodite.

menu de Deuses

Adonis
Afrodite
Anteros
Apolo
Ares
Aristeu
Artémis
As Moiras
Asclépio
Atena
Atlas
Deméter
Deucalião
Dionísio
Eolo
Erínias
Géa
Gorgonas
Graças
Hades
Hebe
Hefaestos
Hélios
Hemafrodito
Hera
Hermes
Héstia
Himeneu
Hípnos
Íris
Medusa 
Nêmesis

Nikê
Nix
Orfeu
Pan
Pandora
Perséfone
Poseidon
Priapo
Prometeu
Proteu
Psique
Selene
Sereias
Tânatos
Urano
Zeus