bandeirabr.gif (7649 bytes)

História do Hino Nacional

bandeirabr.gif (7649 bytes)

Um pouco da História do Brasil.
O Brasil passou a ser colônia de Portugal, quando Pedro Álvares Cabral o descobriu (1500). O povo brasileiro que se foi formando não tinha liberdade, devia obediência a Portugal.

Mais tarde, já em 1815, o Brasil foi elevado à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves. Era um reino, mas continuava sob as ordens de Portugal, sem liberdade.

Em 1822, às margens tranqüilas do riacho Ipiranga, perto de São Paulo, D. Pedro separou definitivamente o Brasil de Portugal, dando o grito de Independência. Esse grito estava preso na garganta do povo do Brasil, que desejava muito a liberdade, a igualdade com outros povos que já se tinham libertado. O Brasil transformou-se num Império e D. Pedro, como seu primeiro Imperador, recebeu o título de D. Pedro I.

Em 1831, D. Pedro I abdica em favor de seu filho, que viria a ser o segundo Imperador do Brasil - D. Pedro II.

O tempo foi passando e muitos países já se tinham tornado Repúblicas. Os brasileiros começaram a sonhar com essa possibilidade, e para isso passaram a se preparar. Finalmente, em 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República, concretizando o sonho mais ardente do povo brasileiro. Nesse momento, os símbolos da Pátria deveriam ser adotados. O Marechal Deodoro da Fonseca oficializou, então, a música de Francisco Manoel da Silva como Hino Nacional Brasileiro. Só mais tarde, em 1922, o poema de Osório Duque Estrada foi oficializado como letra do Hino Nacional Brasileiro.

Hino, Letra e Música

Da Bandeira
Da Independência
Nacional
Da República

História do Hino

Brasões e Bandeiras

Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato G. do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio G. do Norte
Rio G. do sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
São Paulo
Sergipe
Tocantins

voltar - clique aqui para imprimir